Skip links

Casa de campo

Quebrando tradições com um projeto minimalista.

Projeto
Arquitetura e Interiores
Local
SP
Data
2020

É relativamente comum que famílias de classe média/alta do interior de diversas regiões do Brasil tenham uma segunda propriedade além da casa em que residem na área urbana do município. Mas um pouco afastada, em loteamentos rurais, e usam como área de lazer, descanso ou para promover reuniões de família.

As casas de chácaras e sítios geralmente são feitas no sistema construtivo mais tradicional, em alvenaria, telhado cerâmico com estrutura de madeira. E esse telhado avança mais alguns metros além do beiral em uma das faces da edificação e temos assim a varanda – elemento presente em moradias brasileiras desde o período colonial.

Uma proposta diferenciada

Mas aqui trouxemos um conceito incomum ao que é usualmente feito no Brasil. Com um desenho limpo e formas simples, empregamos um sistema que reduz o tempo de construção e o desperdício de material: o steel frame. Uma sucessão de pórticos forma o volume principal, e a estrutura metálica das paredes que os une abriga as instalações de elétrica e hidráulica.

Essa estrutura é revestida por placas cimentícias na face interna das paredes e forro de madeira na cobertura. Nas faces externas ela é revestida por telhas metálicas do tipo sanduíche, que tem função de isolamento termoacústico.

O volume da suíte master, anexo ao corpo principal da casa, tem revestimento em madeira de demolição tratada e telhado metálico oculto por uma pequena platibanda.

A laje do piso é descolada do terreno, dificultando o acesso de pequenos insetos e neutralizando problemas de umidade. Um deck de madeira une a área social com a privativa e cria um espaço de convivência descoberto na fachada sudoeste – onde há uma grande abertura com duas portas telescópicas. A intensidade da iluminação é regulada através de persianas de madeira.

Explore
Drag