Skip links

Loft

Um conceito antigo que de tempos em tempos
passa por uma repaginação

Projeto
Arquitetura e interiores
Local
SP
Data
2020

Origens

Esse conceito vem de séculos atrás, dos celeiros de armazenamento de feno em construções rurais, os haylofts. Consistia em um espaço de pé direito duplo, sem divisões internas, com um mezanino para abrigo de equipamentos. 

A transformação

No século XX o loft ganhou uma nova roupagem em edifícios industriais em Nova Iorque, cujas coberturas foram reformuladas para servirem como moradia, muito usadas por trabalhadores recém-chegados na cidade, artistas, publicitários. Por ter caráter de moradia quase improvisada, o aluguel era bastante acessível em um contexto de gentrificação do centro urbano. O conceito é o mesmo - pouquíssimas subdivisões internas, ambientes integrados e às vezes um mezanino.

Este projeto tira partido deste conceito. É uma construção simples: Um grande caixote, estrutura enxuta. Pé-direito duplo, dormitório no mezanino e ambientes integrados. Paredes laterais com grandes rasgos na alvenaria para ventilação, a fachada frontal com um enorme pano de vidro com caixilharia personalizada para priorizar a iluminação natural que invade toda a edificação. ​

Explore
Drag