Skip links
O QUE FAZEMOS

.Projetos
.Consultoria
.Obras

Desenvolvemos projetos de arquitetura e interiores. Mas qual a diferença entre eles? De qual eu preciso?

Projetos de arquitetura envolvem a construção da edificação em si. Você tem um terreno e deseja construir? Projeto de arquitetura. Você já tem a construção pronta - seja casa ou apartamento - mas quer fazer alterações pesadas, que envolvam demolições e reconfigurações de planta ou fachada? Também é um projeto de arquitetura.

 

Muito mais do que mera decoração, o projeto de interiores é a própria interface do usuário (você) com a construção. É a sua experiência dentro do espaço.

A partir da construção pronta, o que se desenvolve é o projeto de interiores. Vale tanto para, por exemplo, um apartamento que se recebe básico da construtora e se deseja dar a sua cara ao imóvel, como para uma casa vazia que você comprou ou alugou e deseja fazer o mesmo.

É também o projeto de interiores que engloba reformas que não interfiram muito na construção em si, como instalação ou troca de pisos e revestimentos, pinturas, luminárias, forro, marmoraria, mobiliário etc.

Você se consulta com um médico quando tem um problema de saúde. Você consulta um advogado quando tem alguma questão legal. Nós, arquitetos, também te auxiliamos através de consultas com seus problemas pontuais, que podem ser resolvidos mais rapidamente.

E também é uma ótima alternativa para quem quer transformar seu espaço sem gastar muito dinheiro.

Mas nossa consultoria é um pouco diferente de uma consulta médica. A sequência de trabalho é a seguinte: Primeiramente marcamos uma reunião – presencial ou online – onde você nos detalha o seu problema e o que pretende fazer. Então desenvolvemos uma planta de layout, algumas vistas de paredes e uma especificação simples dos itens utilizados no projeto.

É uma espécie de “projeto express”.

Serviço exclusivo para projetos desenvolvidos pelo escritório. A Minimal não possui uma equipe de execução de obras, e todos os serviços são feitos por intermédio de parceiros e empresas terceirizadas. Mas fazemos a organização desta etapa através de duas modalidades de trabalho:

  • Acompanhamento

É a modalidade mais simples. A Minimal elabora uma planilha detalhada com a quantificação dos itens necessários e a partir daí o cliente faz toda a compra de materiais e a contratação da mão-de-obra e prestadores de serviço. Podemos indicar empresas e prestadores parceiros caso o cliente deseje.

Nosso acompanhamento se dá por meio de visitas técnicas pontuais cobradas separadamente, de acordo com a demanda do cliente.

  • Gerenciamento

É a modalidade completa, onde as únicas preocupações do cliente são receber os orçamentos, escolher os itens e fazer os pagamentos.

A Minimal apresenta orçamentos de cada item da obra e monitora de perto o pedido e a entrega de todos os produtos, e supervisiona a qualidade da execução de todos os serviços. São elaborados uma planilha físico-financeira, um cronograma de obra e relatórios semanais com o progresso da construção ou reforma.

Nessa modalidade o pagamento é uma porcentagem sobre o valor do orçamento total da obra – a taxa de administração.

metodologia

Quais são as etapas de um projeto?

Tanto o projeto de arquitetura quanto o de interiores seguem a mesma sequência de trabalho:

1. Levantamento de dados:
Iniciamos com uma visita ao local e fazemos uma reunião de briefing onde tentaremos entender tudo o que você espera de cada aspecto do projeto. Tiramos fotos, conferimos medidas e nos são fornecidas as plantas existentes, se houver.

2. Estudo preliminar:
Com base nas informações obtidas no levantamento de dados, elaboramos uma planta de layout e reunimos referências fotográficas com o estilo das ideias que pretendemos seguir. Elaboramos um moodboard de cada ambiente com as primeiras sugestões de materiais, itens e paletas de cores. A decisão final sobre cada item é sempre do cliente.

3. Anteprojeto:
Construímos uma maquete eletrônica detalhada do projeto aplicando todas as ideias aprovadas no estudo preliminar. Nessa fase é que moldamos todo o projeto através de reuniões presenciais ou online. Imagens renderizadas são apresentadas ao final desta etapa, onde é possível ter uma visualização extremamente precisa do resultado final da obra.

4. Projeto executivo:
É a fase final, onde fazemos o detalhamento executivo de tudo o que foi moldado no anteprojeto. São definidos modelos de pisos, revestimentos, luminárias, esquadrias, mobiliário, louças, metais. Potências de lâmpadas e distribuição de circuitos, entre outros itens. Com essa fase concluída, você tem em mãos os projetos necessários para executar a construção.

Os projetos finalizados são entregues em formato impresso e digital.

Explore
Drag